O sistema de proteção contra descargas atmosféricas, conhecido como SPDA ou simplesmente para-raio é uma estrutura capaz de seguramente conduzir a corrente de uma descarga atmosférica até o chão, sem provocar maiores sinistros ao imóvel a que ele se destina a proteger.

Consulte sempre um engenheiro elétrico para verificar a necessidade ou não de instalação de um SPDA no momento da construção do seu imóvel. Não se engane pensando que o SPDA do seu vizinho lhe protegerá, você desconhece o projeto do seu vizinho.

O laudo de inspeção do SPDA, trata-se de documento técnico, com registro das inspeções, verificações e medições realizadas no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e também do sistema de aterramento elétrico. O seu objetivo é verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas e a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – NR10.

Obrigatoriedade do Laudo de SPDA.

O laudo de SPDA é parte integrante do PIE (Prontuario de Instalações Elétricas) da NR10, pode ser exigido no momento do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), pela prefeitura municipal e por seguradoras.