DIAGRAMA ELÉTRICO

O uso de símbolos gráficos para representar uma instalação elétrica ou parte de uma instalação é o que denominamos como diagramas elétricos. Desta maneira se você sabe ler um diagrama elétrico aqui no Brasil você vai saber ler um diagrama elétrico em qualquer outra parte do mundo, o fundamento do diagrama é o mesmo.

 Existem quatro tipos de diagrama elétricos a se conhecer?

  • Diagrama funcional;
  • Diagrama multifilar;
  • Diagrama unifilar;
  • Diagrama trifilar;

DIAGRAMA UNIFILAR

O ponto de entrega de energia elétrica pela concessionária ou gerador é a referencia para o início do esquema unifilar. O esquema unifilar também deverá contemplar o sistema de aterramento das instalações ( nos termos das normas da ABNT).

QUEM DEVE MANTER?

Diferentemente do PIE (Prontuário de Instalações Elétricas), que deve ser mantido para instalações com carga instalada superior a 75 kW, TODAS as empresas devem manter atualizado o esquema unifilar.

 QUAL A UTILIDADE?

O diagrama unifilar é fundamental no planejamento de qualquer ação nas instalações elétricas da empresa. Para a segurança do trabalho, o esquema unifilar é necessário para a elaboração da APR (Análise Preliminar de Riscos), antes de aplicar o procedimento de desenergização previsto na NR-10.

Ao realizar uma intervenção em um ponto ou trecho do circuito elétrico o diagrama unifilar aponta quais os dispositivos elétricos que serão seccionados e bloqueados, bem como os pontos que deverão estar aterrados provisoriamente.

 O esquema unifilar desenvolvido pela ASCOLI ASSESSORIA efetua o levantamento e posterior organização do esquema unifilar em empresas de qualquer porte.

 A técnica constitui-se em rastrear os circuitos elétricos através de equipamento específico para este fim, bem como através de realização de medições de parâmetros elétricos e testes de continuidade.