Ascoli Engenharia

Adequação a NR12

 Vários documentos e ações são necessárias a adequação a NR12. A NR12 é uma norma da Secretaria do Trabalho para aumentar a segurança do trabalhador no manuseio com máquinas e equipamentos em geral.

 O laudo técnico NR12 é de fundamental na elaboração de projetos de segurança para máquinas que apresentam um alto grau de risco para o trabalhador que a opera.

 O laudo é produzido em conforme pede a norma regulamentadora NR12 da Secretaria do Trabalho, se tornando fundamental para empresas e industrias que devem se adequar aos padrões exigidos de segurança do trabalho para máquinas e equipamentos.

 Nossa equipe de engenheiros mecânicos interage com especialistas eletro-eletrônicos com conhecimento das necessidades da norma NR12 e juntos elaboram projetos em 2D/3D para proteção de máquinas, prensas e similares por meio de softwares de tecnologia avançada.

 Os principais trabalhos desenvolvidos pela ASCOLI ENGENHARIA são:

  • LEVANTAMENTO DE RISCOS
  • DESENVOLVIMENTO DE INVENTÁRIOS
  • PLANOS DE AÇÃO E CRONOGRAMAS
  • PROJETO DE ADEQUAÇÃO ELÉTRICA E MECÂNICA
  • IMPLEMENTAÇÃO DE ADEQUAÇÕES
  • LAUDO DE CONFORMIDADE À NORMA
  • VALIDAÇÃO DE SOLUÇÕES E ADEQUAÇÕES

DESENVOLVIMENTO DE INVENTÁRIOS

 A NR12 pede que todas máquinas e equipamentos estejam relacionados num inventário. O principal papel deste inventário é relacionar a máquina, suas características e as ações realizadas para minimizar seus perigos.

 Este inventário pode ser eletrônico ou físico, mas deve ter os dados mínimos da máquina e sua localização no lay-out da fábrica.

LEVANTAMENTO DE RISCOS

 Nesta etapa o engenheiro faz uma minuciosa inspeção na máquina, considerando seus aspectos de utilização, manuseio e utilização da mesma para levantar e quantificar os riscos inerentes a sua operação.

 Assim, os riscos são elencados conforme seu nível de criticidade. Níveis altos devem ser eliminados ou abrandados com várias ações.

PLANOS DE AÇÃO E CRONOGRAMAS

 Com o levantamento de riscos em mãos, elabora-se um plano de ação para elimina-los preferencialmente do mais crítico para o menos crítico.

 O cronograma é então elaborado para a eliminação dos riscos, levando-se em conta as condições financeiras e de execução de cada etapa.

PROJETO DE ADEQUAÇÃO ELÉTRICA E MECÂNICA

 O projeto é a parte em que são desenhados componentes mecânicos, circuitos elétricos e eventualmente desenvolvido um software para a eliminação dos riscos previstos na análise preliminar.

Circuito elétrico de máquina modificado para atender a NR12. Foram adicionados os contatos em azul.
Detalhe de projeto para fixação de cortina de luz em máquina seccionadora de madeira.

IMPLEMENTAÇÃO DE ADEQUAÇÕES

 O projeto nesta etapa é executado. Os profissionais da Ascoli Engenharia fazem as peças, circuitos e softwares conforme especificados no projeto.

 Estas peças são então instaladas nas máquinas e testadas, verificando seu comportamento em uso. Sendo necessário, estas peças podem ser reformuladas ou modificadas para que atendam as necessidades de segurança especificadas.

VALIDAÇÃO DE SOLUÇÕES E ADEQUAÇÕES

 A máquina modificada fica um tempo em uso para que o cliente e seus operadores aprovem as modificações realizadas.

LAUDO DE CONFORMIDADE À NORMA

 Sendo as modificações aprovadas pelo cliente, é realizado um laudo de conformidade da máquina em atendimento a norma NR12.

Neste laudo são descritos todos os procedimentos executados para eliminação dos riscos e anexados os certificados de segurança dos componentes utilizados no projeto.

ENTRE EM CONTATO

Coloque aqui o seu nome.
Coloque aqui o seu telefone de contato.
Coloque aqui o CNPJ ou CPF.
E-mail para contato.
Indique o assunto principal.
WhatsApp Entre em contato