Ascoli Engenharia

Atestado CMAR

Desde o incêndio da Boate Kiss em Santa Maria, RS, o atestado CMAR (CONTROLE DE MATERIAIS DE ACABAMENTO E REVESTIMENTO) é obrigatório para a obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), na maioria das edificações.

Boate Kiss após o incêndio
Boate Kiss após o incêndio

Devido a tragédia, o corpo de bombeiros estabelece que condições devem ser atendidas pelos materiais de acabamento e de revestimento utilizado no imóvel, para que, no caso de sinistro de incêndio, estes materiais restrinjam a propagação de fogo e o desenvolvimento de fumaça, atendendo ao previsto na legislação de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco do estado de São Paulo.

Como é feito o atestado CMAR

Basicamente o CMAR consiste na emissão do ATESTADO DO EMPREGO DE MATERIAIS DE ACABAMENTO E REVESTIMENTO (também chamado de atestado CMAR).

Desta forma, o CMAR é resultado da inspeção técnica de um engenheiro legalmente habilitado, observando as classes dos materiais combustíveis e incombustíveis, utilizados como acabamento e revestimento empregados nas paredes, pisos e tetos.

Como todo trabalho realizado por engenheiros, o atestado CMAR deve ser acompanhado de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Juntamente com a respectiva ART – Anotação de Responsabilidade Técnica do CREA-SP emitida pelo responsável técnico formam um documento único para a obtenção do AVCB. Assim estes dois documentos devem ser enviados ao corpo de bombeiros.

E se meu CMAR for insatisfatório?

Caso a edificação não esteja de acordo com a legislação, será necessária a colocação de produto retardante de chama qualificado com laudos reconhecidos, para atendimento às normas técnicas nacionais ou internacionais.

Conforme o caso, pode ser necessária a troca do material utilizado ou laudo especifico do material utilizado, emitido por órgão competente.

Além disto, pode ser necessária a  aplicação de determinados retardantes em madeiras ou materiais metálicos.

Por exemplo, é possível impedir a combustão total da madeira, assim menos calor será gerado. É estimado por especialistas que os produtos de proteção passiva contra o fogo podem retardar em até 20 vezes o avanço do fogo, quando comparado a substratos não tratados.

Viga metálica com proteção retardante.
Viga metálica com proteção retardante.

A Ascoli Engenharia pode lhe ajudar na obtenção do CMAR pois temos engenheiros para emitir o CMAR e caso necessite, e mão de obra para regularizar a edificação.

ENTRE EM CONTATO

Coloque aqui o seu nome.
Coloque aqui o seu telefone de contato.
Coloque aqui o CNPJ ou CPF.
E-mail para contato.
Indique o assunto principal.