Ascoli Engenharia

Instalações Elétricas - Anexo do Corpo de Bombeiros

Instalações elétricas são o objeto de um anexo das instruções técnicas do corpo de bombeiros para que o projeto contra incêndios seja aprovado junto ao órgão. 

Isto se torna obvio quando verifica-se que muitos incêndios começam a partir das instalações elétricas e é por isto que o corpo de bombeiros exige uma vistoria especifica para esta área, feita por um profissional responsável.

Laudo de instalações elétricas

O laudo de instalações elétricas é um documento realizado por engenheiro eletricista que descreve como está a instalação elétrica de um imóvel.

Evidentemente este laudo deve atender as normas técnicas vigentes, descrever o imóvel e suas instalações elétricas apontando problemas críticos e como resolve-los.

O laudo de instalações elétricas tem como base a inspeção e medições realizadas localmente nas instalações elétricas, conforme requisitos estabelecidos pelas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e também deve considerar os aspectos, jurídicos (Leis e normas), de proteção contra incêndio e de segurança aos trabalhadores e usuários de eletricidade.

O laudo de instalações deve ser acompanhado da respectiva ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) devidamente registrada no CREA.

O que mais deve ser verificado?

Outro item muito importante e que também é exigido pelo anexo do CB (Corpo de Bombeiros) é o laudo do SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas). Instalações elétricas anexo do corpo de bombeiros

O SPDA protege a edificação em caso de queda de raio e promove um caminho deste seguro para a terra. 

Caso este dispositivo tenha problemas ou não exista, o raio pode levar a um grande incêndio, motivo pelo qual este dispositivo de segurança deve ser verificado periodicamente pelo engenheiro eletricista.

Quem também exige laudo de instalações elétricas?

Alguns órgãos que podem exigir um laudo de instalações elétricas são: a Secretaria do Trabalho, o corpo de bombeiros (para o AVCB), a prefeitura municipal, entidades certificadoras no momento de certificação (ex.: OHSAS 18000, SASSMAQ, etc), seguradoras etc.

Entre em contato

Coloque aqui o seu nome.
Coloque aqui o seu telefone de contato.
Coloque aqui o CNPJ ou CPF.
E-mail para contato.
Indique o assunto principal.