Ascoli Engenharia

Projeto de proteção contra incêndios

A Ascoli Engenharia elabora e aprova o projeto técnico de proteção contra incêndio junto ao Corpo de Bombeiros.

O que é AVCB?

O AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que é emitido após conferencia do projeto de proteção contra incêndio e vistoria aprovada do local.

AVCB
AVCB
O que é CLCB?

O CLCB é o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros, que é emitido após conferencia do projeto de proteção contra incêndios e vistoria aprovada do local. Neste caso em especial, normalmente o projeto é mais simples e a vistoria pode ser dispensada.

Como é feito o projeto de proteção contra incêndios?

Em primeiro lugar é classificar o imóvel e sua utilização quanto ao risco de incêndio.

Em seguida, é preciso contemplar todas as medidas de proteção ativas e passivas com seus respectivos memoriais e planilhas de cálculo que são exigidas e necessárias ao imóvel, a fim de reduzir o risco à vida dos usuários, propriedade e ao meio ambiente.

São dois os tipos de projetos realizados e aceitos pelo corpo de bombeiros:

  • Projeto técnico completo e,
  • Simplificado.

Sendo que, o projeto técnico completo e o projeto técnico simplificado (PTS) são utilizados para execução do projeto em si e para a vistoria dos sistemas de segurança contra incêndio das edificações, instalações ou áreas de risco.

Adicionalmente este projeto de proteção contra incêndios é utilizado para solicitação do AVCB / CLCB.

Como é o processo de obtenção do AVCB e do CLCB?

Estes documentos são obtidos após análise do projeto de proteção contra incêndios entregue ao corpo de bombeiros e conforme o caso, a vistoria das instalações.

Obrigatoriamente este projeto deve ser realizado por profissional habilitado e acompanhado de ART ( Anotação de Responsabilidade Técnica).

Logo após a vistoria, caso esteja tudo em ordem, o corpo de bombeiros emite a documentação (AVCB ou CLCB).

A qualquer tempo o CBESP (Corpo de Bombeiro do Estado de São Paulo) pode verificar as informações e declarações prestadas.

Seja por meio de vistorias e ou de solicitações de documentos, podendo dar inicio ao processo de cassação do CLCB (Certificado de Licença no Corpo de Bombeiros), caso constatar qualquer irregularidade, inconsistência ou ausência de documentação obrigatória, resistência ou recusa de atendimento na edificação.

Com certeza a constatação de risco iminente a vida, ao meio ambiente ou ao patrimônio bem como o não enquadramento da edificação nas exigências legais ou o não atendimento das exigências do regulamento de segurança contra incêndio do estado de São Paulo levarão a cassação do AVCB.

ENTRE EM CONTATO

Coloque aqui o seu nome.
Coloque aqui o seu telefone de contato.
Coloque aqui o CNPJ ou CPF.
E-mail para contato.
Indique o assunto principal.